QUEM SOMOS

 

A CHEUNG é uma empresa privada fundada em 2016 com objetivo de resolver problemas reais através de métodos, processos e tecnologias de engenharia. A empresa tem em seu DNA habilidades para desenvolver novos produtos, negócios ou serviços que ainda não estão presentes no mercado.

A CHEUNG também atua no ramo da construção civil. Seu grande diferencial é o Planejamento de Obras baseadas em projetos que foram elaborados através de Técnicas de Modelagem de Informação da Construção (BIM). Tecnologias digitais para gerenciamento de projetos e orçamentos são utilizadas durante a execução das obras, permitindo entrega técnica eficaz, transparência nos resultados e otimização de custos.

Nos últimos anos, a CHEUNG também investiu em empresas empresas de base tecnológica, alinhadas as suas verticais, e com objetivo de perseguir sua visão.

Missão

Resolver problemas reais e existentes através método, processo ou tecnologia da Engenharia

Visão

Tornar-se um grupo econômico inovador, sólido e escalável.

Sócio

Peter Cheung

Peter Cheung é um Engenheiro Civil (1998) com Mestrado em Tecnologias Ambientais (2001) pela UFMS e Doutorado em Hidráulica e Saneamento (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira como pesquisador no INRAE Bordeaux onde desenvolveu softwares de simulação e otimização de sistemas de distribuição de água. Entre 2006 e 2010, assumiu uma posição de docência e pesquisa na UFSC.

Em 2009, fundou a Optimale Engenharia e Soluções Tecnológicas, uma indústria eletrônica que fabrica dispositivo de aquisição de dados em tempo real. Com quase 15 anos de história, Optimale possui projetos executados no Brasil e no Exterior na área de saneamento ambiental.

Em 2010, foi transferido para Universidade Federal de Mato Grosso do Sul onde ainda exerce a função de docente em regime parcial de dedicação. Na UFMS, Prof. Dr. Peter Cheung liderou projetos de pesquisa de grande impacto no setor, tais como: Rede LENHS (várias universidades brasileiras com o Procel Sanear – Eletrobrás) e a Rede Redecope (universidades + Finep) e os projetos com CNPq (SCADAPLUS), Fundect (Ologger) e Sebrae MS (Tecnova). Atualmente, coordena localmente projeto de cooperação com a França em consórcio com Unicamp e UFPE.

Em 2018, Itron Inc. adquiriu o software Infosan (registrado no INPI pela Optimale) cuja funcionalidade era o monitoramento e detecção de perdas em sistemas de distribuição de água. Após essa aquisição, Dr. Peter Cheung tornou-se um Global Product Manager na Itron US, atuando até 2020. Nesse período, teve oportunidade de trabalhar com times multidisciplinares em projetos de água no mundo e no desenvolvimento de software.

Com consultor independente, atuou em projetos de consultoria com empresas globais e instituições como AECOM, CH2M (hoje, Worley), IDB e USTDA. Suas principais realizações incluem sistemas de informações para regulação do saneamento no Brasil, projetos de perdas de água em várias cidades brasileiras, desenvolvimento de indicadores de desempenho para o setor saneamento, parecerista em PPPs e novos negócios para o setor do agronegócio brasileiro. Recentemente, é consultor global de um multinacional européia com forte atuação na Europa, Oriente Médio e África.